Diagnóstico por Imagem

O Centro de Diagnóstico por Imagens com instalações modernas e recursos tecnológicos de ponta, o setor de exames do HSJB oferece qualidade, segurança e comodidade a toda a população de Nova Prata e região.

São disponibilizados exames de radiologia digital, mamografia digital, tomografia computadorizada, ultrassonografia, densitometria óssea, ecocardiograma e ressonância magnética.
Para mais informações sobre os exames oferecidos pelo HSJB, cujo acesso se dá pela Portaria Principal, o telefone é (54) 3242-7626.

• Exames oferecidos no Centro Diagnóstico do HSJB:

• Ressonância magnética
• Radiologia digital
• Mamografia digital
• Tomografia computadorizada
• Ecografia com doppler colorido
• Densitometria Óssea
• Eletroneuromiografia
• Biópsias

Horário de entrega de exames:

De segunda à sexta-feira, das 7:00h às 18:30h e sábados pela manhã.

Retirada dos exames:

Para retirar o exame é necessário portar um documento de identificação, e informar o nome do paciente no balcão de atendimento.

 

• Serviço de Radiologia:

Neste serviço realizam-se exames de raiox simples e contrastados, todos com qualidade digital. Realizados por técnicos capacitados, equipamentos de moderna geração e Laudos feitos por Médicos do Colégio Brasileiro de Radiologia, oferecem aos nossos clientes e médicos segurança do diagnóstico.
O Raio-x é um dos primeiros métodos de investigação diagnóstica, principalmente em casos de urgência/emergência.

Hoje em dia, a radiologia passou de analógica para digital. Isso reverte-se em menor tempo na realização de exames, aumento da qualidade, redução  de repetições, sem falar na obtenção do arquivo digital, que permite o fácil acesso das imagens pelos profissionais, bem como o resgate de antigas imagens para comparação.

Como é feito o exame:

As tomadas são feitas numa sala de exames equipada para esta finalidade. O técnico de raios X orientará quanto ao posicionamento correto para o exame.

Orientações

Os exames convencionais, como os de raio-x de crânio e da face, não precisam de preparo. Os não-convencionais (contrastados) necessitam de pré-preparo e agendamento. Exemplo: urografia  excretora, uretrocistografia.
Atendimento: de Segunda a Sexta das 07:00 as 18:30 sem fechar ao meio dia, e sábados pela manhã. Além de contar com plantão fora destes horários.
Ligue e agende seu exame: 54 3242-7626

• Serviço de Ultrassonografia:

Neste serviço realizam-se exames de Ultrassonografia convencional, com Doppler e biópsias de próstata. Os exames são realizados com equipamento moderno, e médicos capacitados.
É um exame complementar no qual se visualiza praticamente todos os órgãos. Exame indolor e não invasivo, permite, inclusive, o estudo dos vasos sanguíneos. Este exame pode ser realizado em pessoas de quaisquer idade e repetido sempre que necessário. A Ultrasonografia com Doppler é utilizada principalmente para mensurar o fluxo sangüíneo nos vasos. Em um monitor, essa técnica mostra as diferentes velocidades de fluxo sangüíneo em cores diferentes.

Como é feito o exame:

Uma pequena quantidade de gel (gelatina) é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão  de ondas sonoras através do corpo. É um exame indolor.

Orientações

Normalmente não há necessidade de preparo, mas o paciente deve seguir as orientações do médico antes de cada exame. A ultrassonografia não possui emissão de radiação, sendo totalmente segura em gestantes. No caso da ultrassonografia pélvica, é necessário estar com a bexiga cheia.

Tipos de ultrassom

Obstétrico: acompanhamento ultrassonográfico da gestação que deve ser realizado pelo menos em três ocasiões: no primeiro, segundo e terceiro trimestre da gravidez.
Abdominal: realizada com o objetivo de avaliar os órgãos da cavidade abdominal como pâncreas, fígado, aorta, rins, bexiga, baço e vesícula biliar.
Músculo-esquelético: Usado para detectar alterações em músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Partes moles: Tiróide: analisa o estado desta glândula quanto ao tamanho, forma, presença e ausência de cistos e nódulos, entre outros problemas.
Mamária: é um método não invasivo e de fundamental importância no diagnóstico diferencial entre lesões benignas e malignas da mama.
Bolsa escrotal: avalia os testículos e, associado ao Doppler, detecta a presença de veias dilatadas na bolsa escrotal, que podem prejudicar a produção de espermatozóides).
AtendimentoDe Segunda a Sexta pela manhã das 08:00 as 11:30 e a tarde das 14:00 as 17:30. Conta com plantão fora destes horários para exames obstétricos.
Ligue e agende seu exame: 54 3242-7626

• Serviço de Densitometria Óssea

Neste serviço realizam-se exames de Coluna e Femur.
Atendimento: Segundas e Sexta pela manhã das 08:00 as 11:30. Terças, Quartas e Quintas à tarde das 13:30 as 17:30. Conta com plantões fora destes horários
Ligue e agende seu exame: 54 3242-7626

• Serviço de Tomografia Computadorizada

Neste serviço realizam-se exames Tomografia Computadorizada Helicoidal com ou sem contraste, estudos dinâmicos entre outros. Realizados por técnicos capacitados, equipamentos de moderna geração e Laudos feitos por Médicos do Colégio Brasileiro de Radiologia, oferecem aos nossos clientes e médicos segurança do diagnóstico.
A Tomografia computadorizada é um aparelho de raio-x associado a um computador que emite raios e estes são captados pelos detectores e enviados para análise em um computador, que junta essas informações e as transforma em imagens digitalizadas. As imagens são detalhadas em “cortes” específicos e analisadas visualmente ou fotografadas. Além do mais, a Tomografia Computadorizada torna possível retratar partes do interior do corpo em três dimensões e, desse modo, certas áreas que estão superpostas podem ser melhor identificadas. É um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápido, simples e indolor.

Como é feito

O paciente deita-se numa mesa de exame que, suavemente vai passando através de uma abertura da unidade de Tomografia Computadorizada. Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do aparelho gira à volta da mesa do exame, tomando fotos altamente detalhadas em imagens de três dimensões.

Orientações

O paciente deve manter-se imóvel durante o exame. Para os exames com meios de contraste, beber uma quantidade suficiente de líquido uma ou duas horas antes. Para os da área do pescoço, evitar engolir durante o procedimento.
Atendimento: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta pela manhã das 08:00 as 11:30. Terças à tarde das 13:30 as 17:30.

Conta com plantões fora destes horários.

Ligue e agende seu exame: 54 3242-7626

• Serviço de Ressonância Magnética

Neste serviço contamos com a perceria do CVD – Centro Veranense de Diagnósticos
Maior chance de se chegar a um diagnóstico preciso, com a possibilidade do tratamento precoce da doença, é a grande vantagem da ressonância magnética disponibilizada pelo HSJB e CVD a clientes de convênios e particulares. Trata-se de um exame de diagnóstico que mostra em detalhes o que se passa nos órgãos e tecidos do paciente. A precisão das imagens, aliada às informações obtidas pelo sistema de computação, faz com que o médico obtenha um diagnóstico preciso. É possível obter imagens do corpo em diversos planos ortogonais, sem a necessidade de mobilizar o paciente.

Como é feito o exame:

O paciente deita-se na posição adequada na mesa de Ressonância Magnética e um dispositivo será colocado ao lado ou em volta da área de interesse do exame, como, por exemplo, no ombro, cabeça ou joelho.

Orientações

Durante o exame deve-se evitar o uso de materiais que possam ser influenciados pelos campos magnéticos e ondas de rádio, tais como: jóias, relógios, clips metálicos, cartões de créditos, celulares, além disso pacientes com marcapasso e prótese metálicas. Permanecer em jejum pelo menos duas horas antes;
É aconselhável também ir antes ao banheiro para que não seja necessário interromper o exame.

Atendimento:Ligue e agende seu exame: 54 3242-7626

• Serviço de Mamografia 

Método poderoso para o diagnóstico de tumores na mama, a Mamografia, oferecida aos clientes do HSJB, é capaz de detectar de forma mais precisa as lesões menores (com menos de um milímetro). É um método de diagnóstico por imagem que permite exames mais rápidos, menos repetições e menos exposição à radiação para as pacientes. Além disso, pode ser enviada eletronicamente aos radiologistas especializados em análise de mamogramas e também ser armazenada eletronicamente, o que reduz o risco de perda de estudos. Outro mérito da nova técnica é a agilidade.

Como é feito o exame:

Na mamografia cada mama é comprimida no aparelho para que fiquem com uma espessura mais uniforme. A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.

Orientações

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor. Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

Diagnóstico por imagem