Como prevenir quedas?

Como prevenir quedas?

As quedas costumam estar mais presente em dois momentos da vida —quando aprendemos a caminhar e quando somos idosos. No início, estamos aprendendo a controlar nossos movimentos, experimentando. Já para quem ultrapassou os 60 anos, idade que é considerada, no Brasil, o divisor de águas para a popularmente chamada "terceira idade", as causas são outras.

Em 2020,  estimava-se que havia uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em 20 daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40%  cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. Os dados são do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Contudo, especialistas afirmam que é possível evitar quadros de queda através da prevenção, de ferramentas que auxiliam a segurança do idoso e de alguns cuidados médicos periódicos.

O que faz cair?

Os idosos caem por vários motivos, mas os principais são a fraqueza da musculatura, a perda de sensibilidade por distúrbio neurológico —como consequência de doenças crônicas, por exemplo—, a diminuição da qualidade da visão e da audição ou até mesmo o efeito colateral de alguns remédios.

A queda é mais perigosa com o avanço da idade, se comparado a acidentes envolvendo pessoas jovens, pelo fato de acarretar maiores complicações. O idoso normalmente já tem alguma perda de massa óssea, o que facilita fraturas, por exemplo.

A queda para um idoso pode ocasionar quadros graves, como perda da funcionalidade, necessidade do uso de órteses, como bengala ou andador  e, em casos extremos, deixar o paciente acamado e levar a quadros de tromboembolismo venoso, lesões por pressão (as chamadas "escaras"), infecções e até a morte. Existe ainda o lado emocional: após quedas, o idoso tende a se isolar socialmente.

Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, lista 11 medidas de prevenção:

Evitar tapetes soltos;

Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;

Usar sapatos fechados com solado de borracha;

Colocar tapete antiderrapante no banheiro;

Evitar andar em áreas com piso úmido;

Evitar encerar a casa;

Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;

Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar;

Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer;                                   

Utilizar sempre a faixa de pedestre;

Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.

Fontes: uol.com.br e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar